top of page

O que é BPO Financeiro?


Não importa sua área de atuação ou porte da sua empresa, se você tem um negócio com certeza sabe que a realidade do nosso mercado é que temos custos operacionais altos. Neste sentido quem sempre é mais afetado são os pequenos e médios empresários que, na expectativa de deixar seus custos mais enxutos e competitivos, muitas vezes não podem despender da contratação de mão de obra específica que é uma despesa onerosa, como resultado, uma das primeiras coisas que o gestor faz é assumir para si a responsabilidade de controlar o financeiro de sua empresa.


Sem alternativa, só que não...


Este empreendedor, com certeza sabe que isto desvia o seu foco da estratégia do seu negócio e sente que coloca uma carga a mais na sua já pesada missão de coordenar simultaneamente todas as áreas de sua atividade. Mas enxergando-se sem alternativa, segue por este caminho, o final é que esta trilha sempre acaba levando para a perda de controle de suas contas, estresse e preocupação.


Econômia coletiva


Desta forma surge o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) que traduzindo significa terceirização dos processos de negócios, especificamente neste caso a terceirização financeira.


Em tempos em que o mercado indica um alto crescimento de brasileiros buscando ter seu próprio negócio, o BPO Financeiro torna-se uma tendência para suprir a necessidade deste público que sente falta de alguém para cuidar do financeiro, mas não tem orçamento ou demanda grande o suficiente que justifique a contratação de um funcionário com conhecimentos específicos dedicado a esta função.


Assim a empresa de BPO Financeiro adota da contratação de mão de obra qualificada, sistemas específicos desenvolvidos para o setor e métodos organizacionais que proporcionam dinamismo, fazendo que apenas uma pessoa consiga gerenciar várias empresas ao mesmo tempo, reduzindo o custo muitas vezes a 1/3 do valor do salário-mínimo dependendo do pacote de serviços prestados.


O que o BPO Financeiro faz?


Basicamente tudo que um assistente financeiro faria alocado dentro de sua empresa uma empresa de BPO Financeiro pode fazer, mas remotamente, aliás, é mais uma vantagem pois ganha-se em economia de tempo e transporte. As empresas de BPO Financeiro usam de sistemas online que permitem que seus clientes acompanhem todo o fluxo, as trocas de mensagens simultâneas via Whatsapp ou e-mail complementam a relação e as videoconferências dão agilidade e segurança ao processo.


Entre algumas das tarefas que o BPO Financeiro faz estão: controle de despesas, conciliação bancária, gestão de contas a pagar e a receber, organização de documentação financeira para a contabilidade, balancete financeiro, fechamento de caixa, emissão de recibos, emissão de boletos, faturamento...


Para quem serve o BPO Financeiro?


Em resumo para todo mundo mesmo, não só para que é PJ, mas até para controle pessoal, o chamado personal organizer. Microempreendedor individual, profissionais de saúde, profissionais liberais, profissionais autônomos, pequenos negócios como agências, consultores, coaches, freelancers, trabalhadores hipersuficientes também são exemplos de perfis que estão adotando com frequência serviços de BPO Financeiro.



 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Nosso objetivo é trazer assuntos financeiros de forma objetiva e didática.


Ficou com dúvidas? É só deixar nos comentários.


Área Administrativa - Pioneira em BPO Financeiro.

Comments


Recentes
Categorias
Procurar por tags
bottom of page